Campo Alegre atrai ciclistas e amantes de caminhadas
No norte de Santa Catarina, a cidade de Campo Alegre se destaca como destino de ciclistas e amantes de caminhadas e trekking. É um dos motivos que vem atraindo pessoas, especialmente da região catarinense e do Paraná para investimentos imobiliários (passar férias ou morar). Entre as atrações da região está o Circuito das Araucárias, com 248 quilômetros de extensão, passando por trechos de Campo Alegre, Corupá, Rio Negrinho e São Bento do Sul, com atrativos naturais, históricos, culturais e gastronômicos.
O circuito possui uma paisagem bem alternada entre altos de serra, planícies e vales de rios. Lindas cachoeiras, lagos e montanhas também fazem parte do roteiro. A natureza está presente, por exemplo, na Rota das Cachoeiras, uma incrível sequência de 14 quedas em menos de 3km que pode ser acessada por trilha. A Mata Atlântica é bem preservada e mescla florestas com imponentes araucárias. Já o Morro da Igreja, um paredão de pedra com 245m, considerado um dos maiores do Brasil, é muito procurado por quem deseja se aventurar no rapel.
Durante o percurso, ciclistas e pedestres também passam por trilhos da ferrovia construída em 1913 que cruzam o caminho várias vezes. No aspecto cultural, os costumes podem ser observados nas festas locais e na culinária repleta de histórias e tradição da serra, de dar água na boca. Ao longo do percurso, museus com peças e artefatos trazidos ou fabricados por colonizadores também podem ser visitados.
O caminho é dividido em 8 trechos e todo mapeado. São oferecidas cartilhas com explicações sobre o traçado, com sugestões de paradas e roteiro de viagem. Também são espalhados pontos de parada para repor energias, apreciar a paisagem e fazer um check-up nos equipamentos. A praça central de São Bento do Sul é o marco zero do circuito e onde o turista pode retirar o folder oficial. O documento contém informações e também serve para receber os carimbos de cada um dos trechos para que o cicloturista receba o certificado de conclusão final.
Mais informações: https://circuitodasaraucarias.com.br/